2017 – 2020 Paisagem e Jardim: da educação do olhar ao valor paisagístico: Esta pesquisa teve como objetivo construir um arcabouço teórico e prático da relação jardim e paisagem visando à educação do olhar para a apreensão do valor paisagístico. Trata-se de uma investigação que tem como suporte conceitual abrangente o estudo de Alain Roger (2007, p.21) sobre a dupla artialização da natureza em paisagem que acontece de forma direta in situ materializada no jardim e de forma indireta in visu, depreendida da observação (olhar), e representada no desenho e na pintura. Segundo Roger, o sentido de paisagem vem do sentimento diante da natureza, considerada como objeto de arte e o processo de artialização acontece quando ela é apreciada, apreendida e interpretada e ainda afirma que a terra é, de certo modo, o grau zero da paisagem, aquele que precede a sua artialização , seja ela directa (in situ) ou indireta (in visu) (Roger in Serrão, 2011, p.158). Desse modo, pensar a paisagem (artializar) como método de projeto, pode ser considerado um instrumento para a educação do olhar paisagístico, com ênfase na formação do profissional arquiteto. Nessa compreensão incluem-se as categorias de patrimônio que são paisagem cultural e jardim histórico. Esse instrumento servirá para instruir os arquitetos projetistas e os planejadores urbanos na conservação da paisagem do cotidiano, das paisagens culturais e dos jardins históricos, a partir da atribuição do valor paisagístico.