Trabalhos de graduação
Autoria: Luana Alcântara de Assis
Orientadora: Lúcia Veras
Ano: 2016
Trata-se do desenvolvimento dos estudos de um Espaço Público no bairro de Casa Forte, em um cruzamento estratégico de vias que levam ao bairro do Poço da Panela, às bordas do Rio Capibaribe e à Praça de Casa Forte – tombada como patrimônio cultural brasileiro em junho de 2015 pelo IPHAN, indicando-se e localizando-se o edifício articulado a este Nó na tentativa de desatá-lo.
Autoria: Lais Silva de Araújo
Orientadora: Mirela Duarte
Ano: 2018
O trabalho visa testar a relevância da paisagem como critério e objeto na gestão urbana, por entender que a paisagem e alterações na mesma podem afetar de forma positiva ou negativa o sentimento de pertencimento das pessoas em relação à paisagem e, por consequência, à cidade.
Autoria: Carla Santos Ferraz
Orientadora: Onilda Gomes Bezerra
Ano: 2017
Este trabalho busca discutir a reabilitação da borda do Manguezal do Maruim, tendo em vista a integração do ecossistema com o tecido urbano e a comunidade local através da restituição do manguezal, bem como a criação de um pocket park.
Autoria: Talys Napoleão Medeiros
Orientadora: Onilda Gomes Bezerra
Ano: 2018
Este trabalho, de natureza investigativa e propositiva, consiste na elaboração de uma proposta de intervenção urbano paisagística, em nível de estudo preliminar, visando a implantação de um parque urbano na sede do município de Moreno – PE.
Autoria: Cinthya de Araújo Alves
Orientadora: Mirela Carina Rego Duarte
Ano: 2018
Este trabalho se propõe a analisar o processo inicial de modificações que a rua da Aurora sofreu no século XX por meio das fotografias como registros de memória e fonte histórica. Identifica-se a rua da Aurora como um lugar de memória da cidade, a partir do conceito de Pierre Nora, e em seguida mostramos os diversos olhares fotográficos para a rua num recorte temporal entre as décadas de 1940 a 1970. Assim podemos investigar como se deram as perdas e permanências decorridas em sua história.
Autoria: Arthur de Oliveira Liberato Pereira
Orientadora: Ana Rita Sá Carneiro
Ano: 2017
Um estudo preliminar de arquitetura da paisagem sob orientação da Profa. Dr. Ana Rita Sá Carneiro e co-orientação do Dr. Joelmir Marques da Silva, e que teve como objetivo a requalificação da Rua Boa Vista como um espaço potencial para o uso de pedestres, localizada na Cidade de São Lourenço da Mata, Estado de Pernambuco, que atualmente funciona como um estacionamento. Além da requalificação do trecho da Rua Boa Vista, principal objeto de estudo, intencionou-se também integrá-la à Praça Severino Vaz de Lyra de forma a oferecer à população da Cidade de São Lourenço um espaço de convivência e recreação.
Autoria: Julia Peregrino Samico
Orientadora: Mirela Carina Rego Duarte
Ano: 2018
Este trabalho tem o intuito de identificar e analisar momentos de transformações nos usos, formas e funções dos cais do Porto, Alfândega e Imperador além de experienciar e perceber as paisagens que estes espaços descortinam e apresentam, a partir de uma ótica pessoal.
Autoria: Wilson de Barros Feitosa Júnior
Orientadora: Ana Rita Sá Carneiro
Ano: 2017
Resgate da figura do jardineiro a partir dos tratados de jardinagem entre os séculos XV e XIX em países como França, Espanha e Inglaterra, analisando sua presença e relevância no processo artístico dos jardins da época, traçando comparações com os jardins históricos recifenses e a rotina de manutenção existente.
Autoria: Raquel Nadine Cavalcante Ferreira
Orientadora: Ana Rita Sá Carneiro
Ano: 2018
Estudo sobre o estado de conservação do jardim projetado por Roberto Burle Marx em 1972 para a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e identificação de seus atributos, vislumbrando seu reconhecimento como patrimônio moderno de Pernambuco, sendo ele um dos 59 jardins modernos projetados por Burle Marx em Pernambuco e parte importante do seu pensamento como paisagista.
Autoria: Bruna Peralva
Orientadora: Mirela Duarte
Ano: 2018
Da busca de uma identidade propriamente recifense entre os lampiões de azeite e as luzes da cidade moderna à compreensão da paisagem-lírica do Recife Moderno a partir da representação da paisagem através dos artistas modernistas em suas obras poéticas, pictóricas e jardinísticas.
Autoria: Jéssica Cunha
Orientadora: Ana Rita Sá Carneiro
Ano: 2016
Compreensão do Recife, a partir de teorias como a Visibilidade na paisagem e a Unidade de paisagem, trazendo conceitos abordados por Joaquim Cardozo e Jukka Jokilehto, interpretando e proporcionando a leitura da imagem existente e suas possibilidades futuras.
Pracinha do Diário : Exercício de paisagem para um espaço público pulsante na história do Recife